top of page

Cordelteca com Aurineide Alencar

  • Foto do escritor: Arilson Sampaio dos Santos
    Arilson Sampaio dos Santos
  • 3 de set.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

No dia 16 de Junho de 2025, o PET Letras recebeu na FALE, esbanjando bom humor e simpatia, a cordelista Aurineide Alencar em uma atividade conjunta com o PET Geografia e o PET História. Aurineide viaja por vários lugares e instituições de ensino com sua Cordelteca Itinerante e, em cada local de parada, ela conta um pouco de sua história e trajetória até se tornar cordelista, suas inspirações, para produzir sua literatura e suas adaptações de clássicos infantis para Literatura de Cordel. 

Aurineide Alencar de Freitas Oliveira é natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, e desde os 18 anos vive em Mato Grosso do Sul. Além de Formada no curso de Letras, pós-graduada e especialista em Meto­dologias do Ensino Superior, Aurineide também já foi professora da rede pública de ensino de Dourados.

A Literatura de Cordel sempre esteve entre suas produções artísticas. Durante os anos, Aurineide participou de alguns concursos literários, ficando conhecida por adaptar o conteúdo escolar para cordel. Ao longo dos anos, ela também participou de diversos concursos literários, lançando seu primeiro livro, "Nas Veredas do Cordel", em 2012 e ingressando na Academia Douradense de Letras.

Aurineide se dedica em levar o cordel para as novas gerações para que aprendam e tenham contato com a cultura popular. Aurineide também é autora de, “Vida em versos”, “Mato Grosso do Sul nas asas do cordel”, “Pescador de cantos" e "Embrenhando-se em cordel", tendo escrevido mais de no­venta folhetos de cordéis e treze desafios com a escritora e poetisa: Odila Schwingel Lange, a qual forma a dupla Óxente & Tchê. 

Revisado por: Ana Louise


 
 
 

Comentários


bottom of page