Roda Literária com Paulo Bungart
- PET Letras UFGD
- 29 de set. de 2023
- 2 min de leitura
A Roda literária de 4 de novembro, foi mediada pela petiana Letícia Macário e pelo petiano Emanuel Esdras. O convidado da noite foi o Professor Dr. Paulo Bungart, formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado em Literatura brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Pós-doutorado em Memórias na literatura brasileira contemporânea, pelo University College London, UCL. É, atualmente, professor na graduação e pós-graduação do curso de Letras na UFGD.
Iniciada a Roda Literária, ao ser questionado sobre suas primeiras experiências literárias, o convidado descreve que começou a ler com 16 e 17 anos e cita alguns autores dos quais gostava de ler, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa. Fala ainda sobre sua relação com escrita, começou quando ainda era estudante e teve por base um ambiente de convivência com artistas, no momento histórico em que vivia já com 20 anos de idade.

Assim, buscando se desenvolver como escritor, decidiu cursar Letras. Conta atambém que no início do curso teve um bloqueio criativo, pois teve contato com muita Literatura e tantas grandes produções de escrita. Mas isso acbou o ajudando a se desenvolver como um profissional de Literatura, professor de Literatura. Em relação a sua profissão, nunca viu a literatura como leitura de lazer, principalmente, a Literatura Brasileira que se tornou seu objeto de trabalho nas aulas do curso de Letras da UFGD.
Como escritor, Paulo Bungart tem várias produções: uma coletânea de poemas de 1997; O livro Poemas Malditos; entre outras produções. O convidado comentou sobre seu texto Tsunami em copo d’água, diz que significa como um turbilhão de sentimentos, e a angústia do isolamento, baseada no período da pandemia de COVID-19.
Atualmente, o Professor Dr. Paulo Bungart, tem uma pesquisa nomeada como Testemunhos, autobiografias e autoficções na literatura latino-americana contemporânea, tal projeto está sendo realizado por ele desde 2019. Anteriormente, realizou pesquisa sobre memória na Literatura nomeada como Literatura brasileira contemporânea: memórias, autobiografias, história(s), sobre esse projeto comenta que por ter estudado sobre memórias por muito tempo, procura estar atualizado e atento a tudo que surge nesta área.
Por fim, Paulo Bungart deixa a mensagem que das leituras já feitas durante sua vida, tenta delas tirar a experiência de se colocar no lugar do outro, ter empatia com seus alunos, pois ele foi um estudante e acadêmico e sabe como é.

Comments