PET LETRAS/UFGD DOA SANGUE E FAZ CAMPANHA PARA O HEMOCENTRO
- PET Letras UFGD
- 27 de set. de 2013
- 2 min de leitura
Na manhã do dia 23 de agosto de 2013, os bolsistas Blanca Flor, Mariel Motta e Rafael Praciel, do Programa de Educação Tutorial – PET Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizaram uma doação de sangue para o hemocentro de Dourados. O objetivo dos acadêmicos é intensificar a campanha de doação na cidade.
O Hemocentro de Dourados foi criado em 1989 e é um importante órgão da área da saúde. Fica localizado na Rua Valdomiro de Souza, 295, na Vila Industrial, próximo ao Atacadão e ao PAM (Pronto Atendimento Médico), em frente ao SESI (Serviço Social da Indústria).
Para fazer doação de sangue, é necessário ir ao hemocentro com um documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde (não estar gripado ou com outra infecção); estar descansado e alimentado; estar descansado e alimentado; ter entre 18 e 67 anos de idade, e pesar mais de 55 quilos.
Não pode doar sangue quem teve hepatite após 11 anos de idade; quem tem doença de Chagas; pessoas que tem comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (têm relações sexuais sem preservativo, compartilham seringas, parceiros de pessoas infectadas com HIV). Gestantes também não podem doar sangue.
Algumas pessoas também não podem doar sangue durante um período de tempo. Por exemplo, quem teve dengue deve esperar de 1 a 6 meses após a cura, para voltar a doar sangue. Pessoas que fizeram acupuntura, tatuagem, maquiagem definitiva, piercing também precisam esperar um intervalado de 6 meses a um ano para serem doadores. Pessoas que passaram por cirurgia devem esperar de 3 meses a um ano. Pessoas que estão tomando algum tipo medicamento também podem ser aconselhadas a esperar um tempo antes de doar sangue.
Mais informações
O horário de funcionamento para coleta de sangue e entrega de resultados é de segunda a sexta, nas 7h às 12h30.
(67) 3434-0400 ou 3424-4192


Comments