XV Seminário Regional de Extensão Universitária (SEREX) do Centro-Oeste 2024
- Ana Julia da Silva Francisco
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O grupo PET-Letras da UFGD marcou presença no XV Seminário Regional de Extensão Universitária (SEREX) da região Centro-Oeste realizado entre os dias 27 e 29 de agosto na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá. O evento foi constituído por diversas iniciativas a respeito da extensão universitária, destacando-se, assim, como um espaço de troca de experiências e aprofundamento acadêmico. A presença do PET-Letras reforçou o compromisso do grupo e da UFGD com a disseminação do conhecimento, bem como com a interação entre universidade e comunidade.
O seminário contou com a maior taxa de submissão e apresentação de trabalhos desde sua criação em 2015. O PET-Letras contribuiu com quatro trabalhos de alta qualidade acadêmica, fortalecendo o papel da extensão universitária e a divulgação científica. Inicialmente, produzidos em formato de resumo expandido e finalizados em formato de banner para apresentação, os trabalhos foram: Lendo com quem cuida: letramento literário com as terceirizadas na UFGD; PET-Mídias: divulgação científica; Literatura e cinema em foco: CINEPET em ação; e PET – Clube da Leitura: multiletramentos e perspectivas literárias.
O evento também fomentou discussões de grande relevância para a atualidade, especialmente, no que diz respeito aos desafios enfrentados pelas universidades em relação ao reconhecimento e à valorização dos projetos extensionistas. Outro ponto importante foi a problematização do termo "curricularização" no contexto acadêmico, uma vez que a extensão universitária não deve ser vista apenas como uma atividade acadêmica obrigatória, mas, sim, como uma prática com função social transformadora que ultrapassa os limites do ambiente universitário.
Por fim, o XV SEREX proporcionou um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento da extensão universitária, além de abrir caminhos para reflexões importantes sobre o papel da Universidade na sociedade. O PET reafirma seu compromisso com a formação crítica e a transformação social, promovendo um ambiente acolhedor com ensino democrático e crítico.
Revisado por Gabriela Cabrera
Comments