Faculdades abertas 2024
- Victória Lima Santos de Almeida
- 30 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de dez. de 2024
No ano de 2024, nos períodos matutinos e vespertinos dos dias 14 e 15 de agosto, a UFGD promoveu o evento Faculdades Abertas, no qual a comunidade acadêmica recebe os estudantes de instituições públicas e privadas de Dourados e demais regiões, a fim de apresentar os cursos disponíveis na Universidade de uma forma lúdica e envolvente, auxiliando, dessa forma, a tomada de decisão dos alunos quanto à área e profissão que querem se aprofundar e profissionalizar.
Cada curso da UFGD contou com um estande, todos dispostos na quadra da Unidade II. O grupo PET Letras, juntamente ao Centro Acadêmico Guimarães Rosa, foi responsável pela organização do espaço destinado às Letras, participando de reuniões com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Milenne Biasotto, com o intuito de desenvolverem ideias para a decoração do evento, a dinâmica das apresentações e os recursos necessários para tornar tudo possível.
Ambos os grupos, além de planejarem a forma como seu curso seria apresentado, colocaram de fato a mão na massa! Primeiramente, a decoração do estande foi finalizada um dia antes do evento: cartazes com fotos e biografias de artistas representativos, tais quais Conceição Evaristo, Emicida e Ailton Krenak; balões e fitas de papel crepom coloridos dispostos no ambiente; um letreiro em EVA com o nome do curso para situar os estudantes; e belas edições de diversos livros dispostos em uma mesa como um chamariz para os amantes de literatura.
Ademais, como não poderia faltar uma referência literária com apelo lúdico e simbólico em destaque no estande, foi feito um caixão com a dedicatória da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas do ilustre Machado de Assis. O caixão foi disponibilizado pelo NAC (Núcleo de Artes Cênicas) por meio da ajuda da Profa. Dra. Milenne Biasotto, que conseguiu o empréstimo e providenciou o transporte. Para trazer mais clareza à proposta, foi feito um lettering com tinta branca e papel cartão em tons de roxo, assim como uma cruz em EVA lilás glitterinado. O objeto decorativo chamou muita atenção e fez sucesso entre os estudantes, que tiravam fotos ao lado do caixão.
Outro momento a ser destacado é o dia anterior ao evento, quando o PET Letras elaborou uma fantasia de livro com uma caixa de papelão, folhas roxas e brancas, tintas e barbantes. A fantasia ajudou a atrair o público-alvo, trazendo mais ludicidade para o estande do curso. Também havia uma cesta decorada com papel crepom roxo cheia de poemas e balas usada para uma dinâmica com os alunos, oferecia-se uma bala em troca da leitura de um poema. A atividade foi muito bem recebida pelos estudantes, rendendo vários registros de declamações divulgadas nas redes sociais do PET e do CA, houve um aluno, em especial, que se propôs a ler um poema de sua própria autoria!
O PET Letras e o Centro Acadêmico, acompanhados de alguns docentes, realizaram a segunda etapa e uma das mais importantes: a apresentação do curso em si. Os alunos do curso e os professores se organizaram em uma escala para conversar com o público-alvo em cada turno do evento. O bate-papo possibilitou que os discentes da graduação conhecessem mais sobre os estudantes, como seus interesses e a escola em que estudavam.
Dessa maneira, Letras foi apresentada de uma forma descontraída e detalhada, propiciando a elucidação de dúvidas. Portanto, o diálogo, adicionado os atrativos visuais, potencializou a proximidade entre a comunidade acadêmica e os alunos do Ensino Médio, uma contiguidade extremamente importante para a desmistificação sobre o que é o curso e uma verdadeira ponte entre Educação Básica e Ensino Superior.
Revisado por Gabriela Cabrera
Comments