top of page

PET Cine: A escolha de Sofia

  • Foto do escritor: Paola Stefani Borges
    Paola Stefani Borges
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 12 de setembro, nas dependências da FALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), o grupo PET Letras em parceria com os grupos PET Geografia e PET Agronomia, realizou mais uma edição da atividade PET-Cine. Dessa vez, o filme escolhido foi A escolha de Sofia de 1982, dirigido por Alan J. Pakula, a trama em especifico foi pensada para refletirmos sobre a campanha setembro amarelo dedicado à prevenção ao suicídio.

O filme foi baseado no livro de William Styron, a adaptação para o cinema leva o mesmo título da obra literária e conta uma história profunda, emocionante, que segue a vida de Stingo (Peter Macnicol), um jovem aspirante a escritor migrante do sul do E.U.A para tentar uma vida nova no Brooklyn, onde fica hospedado na casa de Yetta Zimmerman (Rita Karin), que alugava quartos. Lá ele conhece Sophie Zawistowska (Meryl Streep), uma jovem polonesa judia, a qual havia sido prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Kline), seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo, os três se tornam melhores amigos inseparáveis, sendo que Stingo não faz a menor ideia sobre os segredos escondidos por Sofia, nem da insanidade mental de Nathan.

Ao fim, discutimos sobre as várias temáticas abordadas no filme, uma delas foi a escolha de Sofia - ou escolhas - diante de suas dificuldades no passado e as decisões no presente. Muitos dos participantes presentes comentaram como as cores e os diálogos estavam presentes no filme e foram importantes para complementar o contexto da história. O filme também traz reflexões tanto de questões sociais que os personagens estavam vivendo quanto da dependência de Sofia pelo seu namorado Nathant, tudo isso dentro de um cenário importante de ser destacado, pois o filme está muito ligado ao contexto histórico da Segunda Guerra Mundial, nazismo e holocausto. Após as discussões, encerramos a atividade com um repertório mais rico e reflexões profundas sobre as diferentes realidades. 



Revisado por Gabriela Cabrera

1 Comment


Geovanna Salvino
Geovanna Salvino
Nov 01, 2024

Foi muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽

Like
bottom of page