top of page

Oficina com a turma Teko Arandu 2021

  • Foto do escritor: Gabriela dos Santos Cabrera
    Gabriela dos Santos Cabrera
  • 23 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

No dia 12 de setembro de 2022, o PET Letras realizou a Oficina de Informática com o tema “Formatação de Textos Acadêmicos de Acordo com as Normas da ABNT”para a turma de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu de 2021. Essa atividade é fruto do PET - Capacitações, uma proposta por meio da qual os (as) integrantes ofertam oficinas tanto para a comunidade interna quanto externa à Universidade, bem como também podem receber capacitações em diferentes áreas.

De maneira geral, a atividade aconteceu nos laboratórios da FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - previamente reservados pelo professor Dr. Andérbio pelo fato de serem os maiores da UFGD, pois a estimativa era de que receberíamos cerca de sessenta alunos (as). Esses laboratórios abrigavam mais ou menos trinta discentes em cada sala, então foi preciso dividir os petianos (as) para que pudessem dar a capacitação simultaneamente.

Neste dia, usamos como recurso os computadores do laboratório no qual os discentes estavam, o projetor onde poderíamos expor as atividades práticas e o material impresso que entregamos aos alunos com o conteúdo teórico sobre as regras básicas da ABNT feito pelo grupo PET - Letras. Para poder ofertar a Oficina, antes de tudo foi preciso pensarmos em uma metodologia que melhor se adequasse à proposta, tínhamos três horas, 70 alunos (as) e um público específico. Dessa forma, os (as) alunos (as) dividiram-se em dois grupos de quatro pessoas para estudar o conteúdo, filtrar as normas mais recorrentes no meio acadêmico, organizar um material resumido para consulta e preparar exercícios de fixação que correspondessem aos objetivos da atividade. Nosso desejo era passar pelas regras mais frequentes com calma e proximidade ao invés de explorarmos todas as normas de maneira superficial e distante.

Foi uma vivência riquíssima e não somente em âmbito coletivo, pois a maioria dos integrantes do grupo tiveram sua primeira experiência com os (as) estudantes indígenas nessa ocasião. E embora estivessem diante do desconhecido, dependendo da tecnologia e, portanto, sem poder fazer muitas previsões, os (as) petianos (as) relataram que suas expectativas foram superadas em diversos níveis.

Durante as 3 horas de oficina, foi criado um laço de muito respeito e consideração entre os alunos (as) indígenas e os (as) ministrantes, mesmo com os empecilhos tecnológicos que surgiram em meio ao processo, em conjunto, os desafios foram superados. Em tudo isso, era notório o interesse e a participação da turma, fazendo os exercícios propostos, anotações e o mais importante, a disposição em aprender um conteúdo que, diga-se de passagem, não é fácil e muito denso. Depois de concluída a Oficina, foi feita uma avaliação interna da atividade para aperfeiçoarmos a proposta e tornar ainda mais proveitosa as futuras capacitações nesse tema. Além disso, recebemos uma devolutiva muito positiva por parte da professora Mayara da FAIND que agradeceu a presença do grupo e destacou ainda o quanto a turma gostou da Oficina.

O grupo PET Letras agradece mais uma vez a parceria e a experiência que pode compartilhar com os (as) alunos (as) do Teko Arandu de 2021. São memórias que ficarão guardadas e serão lembradas sempre com muita alegria e afeto.




 
 
 

Comments


bottom of page