top of page

Dicas de Leitura

  • Foto do escritor: PET Letras UFGD
    PET Letras UFGD
  • 12 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura


Wuthering Heights – O morro dos ventos uivantes

Autor: Emily Jane Brontë

Ano: 1847

Gênero: Romance, Ficção gótica, Romance de amor, Tragédia

A família Earnshaw vivia num local bem isolado, ao norte da Inglaterra, chamado Morro dos Ventos Uivantes. Em certa ocasião, ao voltar de uma de suas viagens, o Senhor Earnshaw traz consigo uma criança que havia encontrado perdido nas ruas de Liverpool. Batizado pelo nome de Heathclif, o menino é adotado pela família. Maltratado por Hindley, o filho mais velho dos Earnshaw, Heathclif passa por vários apuros. Mas encontra alegria e coragem em Cathrine, a segunda filha do casal. Eles crescem juntos, aguentando as desavenças e os ciúmes de Hindley. Após a morte do casal, Hindley se torna o chefe da família. Isso faz a situação de Heathclif, ficar cada vez mais complicada. Desiludido por Cathrine, a quem desde criança cultivava um amor, Heathclif resolve fugir do Morro dos Ventos Uivantes. Tempos depois, ele retorna muito rico. Compra a propriedade e decide se vingar de todos, inclusive de Cathrine a quem muito amava. A história é contada pela governanta Nelly, que apresenta com riqueza de detalhes as violências sofridas por Heathclif, e de como ele cultivava um amor possessivo, perigoso e mortal por Cathrine.

Indicado por Leandro Oliveira.  


Jogos Vorazes – The Hunger Games (trilogia)

Autor: Suzanne Collins

Ano: 2008 

Gênero: Aventura, distopia, Ficção Cientifica, Pós-apocalíptico.

A história ocorre em um futuro pós-apocalíptico narrada em primeira pessoa por Katniss Everdeen, moradora do Distrito doze, uma região de um nação chamada Panem. Nesse país, todos os cidadãos, com exceção dos habitantes da Capital, sofrem há 74 anos com a permanência dos chamados “Jogos Vorazes”. Tudo começou após uma rebelião dos distritos contra o poder exercido pela capital. Essa rebelião ficou conhecida como os “Dias Escuros”, e ocasionou com o extermínio do décimo terceiro distrito e com a instauração dos jogos. Esses “jogos” são um lembrete do poder da Capital. Neles, adolescentes dos doze distritos do país são selecionados por sorteio, para participarem de uma batalha televisionada onde devem lutar até a morte. Apenas um sobreviverá e será o vitorioso.

Indicado por Julio Britez.


Um Sopro de Vida (Pulsações)

Autor: Clarice Lispector.

Ano: 1978

Gênero: Ficção literária

Um sopro de vida, Pulsações, foi à última obra publicada por Clarice Lispector. A autora começou a escrever o livro em 1974, época em que estava gravemente doente, vindo a falecer em 1977. Durante todo o tempo em que esteve hospitalizada, ela se dedicou e trabalhou arduamente no processo de criação do livro que só foi publicado postumamente.

No enredo simples, podemos nos deparar com duas personagens que compõem a trama: o narrador-escritor e a sua personagem fictícia Ângela Pralini. Ao dar voz à personagem, o escritor da vida a si próprio, trazendo à tona sentimentos e pensamentos ocultos, como se fosse um espelho invertido. É por meio da personagem Ângela que somos capazes de atingir o íntimo do escritor, pois, ela sendo tudo o que ele não consegue ser, projeta em Ângela o seu grito de misericórdia.

Mesmo não sendo uma leitura linear, os acontecimentos se dão de forma cronológica, como se escritos  num diário. Ora o narrador escreve, ora Ângela Pralini relata suas inquietações sobre o tempo/espaço e acerca daqueles que a rodeiam (sejam pessoas, animais ou objetos) em concordância com o narrador-escritor ou de forma totalmente contrária e aleatória. A estrutura da obra não segue um padrão com início, meio e fim. Não traz reviravoltas, nem grandes ações, mas como é típica de Lispector, a obra se concretiza por meio do fluxo de consciência, conflitos internos, do próprio personagem consigo mesmo, que geram momentos epifânicos que, mesmo durando uma fração de segundo, são transformadores tanto para as personagens quanto para os leitores.

Indicado por Bruno Motta

Comments


bottom of page