Viagem Cultural 2022: PET Letras em Bonito!
- PET Letras UFGD
- 13 de jun. de 2023
- 4 min de leitura
Viagem Cultural 2022 do PET Letras
A viagem cultural de 2022 do PET Letras foi para Bonito-MS, para participarmos do Festival de Inverno de Bonito. A viagem contou com a presença de estudantes e da tutora do PET Letras, estudantes da graduação e mestrado de Letras, a profª Silvia Miho e estudantes de Artes Cênicas e Engenharia.
Conseguimos com muita persistência e força de vontade da nossa tutora Célia Delácio, um ônibus com bagageiro, o anterior que seria disponibilizado para essa viagem não teria bagageiro o que seria um problema visto que iríamos precisar de espaço para levar nossas malas, pertences e alimentos para o café da manhã de Sábado e Domingo, também foi nos concedido a diária do motorista do ônibus e o combustível que teríamos que pagar.
Foi feito uma lista de pessoas que queriam ir ao balneário Refúgio da Barra teria que teriam que pagar a quantia de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) que seria depositado na conta do petiano Emanuel para que o mesmo repassasse o valor adquirido juntamente com lista de nomes para administração do balneário, quem não colocou o nome na lista teve que pagar a parte sua entrada no balneário, o que não impediu a diversão de todos.
Quanto ao horário, o que ficou decidido foi que, aqueles que fossem a viagem cultural se encontrariam na praça Antônio João até às 07:00 da manhã, horário marcado para partida do ônibus. Os primeiros a chegar foram o graduando Tiago Rodolfo e o petiano Arilson Sampaio, e aos poucos o restante dos estudantes chegaram, exatamente as 06:50 da manhã todos(as) que iam na viagem chegaram à praça e as 07:00 horas em ponto partimos rumo ao Festival de Inverno de Bonito-MS. Tivemos duas paradas, a primeira foi somente para irmos ao banheiro e um pouco mais a frente para tomar café. Tiramos algumas fotos e seguimos viagem.
A casa que alugamos ficava um pouco afastada do centro da cidade, isso foi apontado como ponto negativo pela tutora Célia. Em questão de espaços a casa estava dividida em dois andares, na parte de cima dois quartos, um com três camas de solteiro, uma cama de casal, uma beliche e banheiro. No outro quarto que era muito pequeno tinha apenas uma beliche. Na parte de baixo também tinha dois quartos, um quarto com apenas uma cama de casal e banheiro, no outro quarto uma cama de casal e três camas de solteiro. Tinha também um banheiro individual na parte de baixo da casa. O petiano Arilson, preferiu dormir em um colchão na varanda perto do segundo quarto, alegando que chegaria muito tarde dos eventos noturnos do festival. A casa também dispunha de área gourmet com churrasqueira, pia de lavar louça, fogão, sanduicheira, utensílios de cozinha e uma geladeira.
Na Sexta-Feira dia 26 dia da nossa chegada almoçamos no centro da cidade e seguimos para casa, para descansarmos da viagem, visto que alguns queriam assistir às apresentações artísticas que teria a noite, parte do grupo acompanhou a tutora até a Praça da Liberdade assistir a peça teatral, “Gritaram-me Bugra!”, do Grupo de Teatro Liberdade PKR (MS) e em seguida fomos assistir apresentação “Brincos e Folias” a companhia Balangandança (SP), e antes de lanchar fechamos a noite com a apresentação do Circo Yoyo, com o artista Sebastian Godoy (ARG).
No Sábado de manhã fomos conhecer o balneário Refúgio da Barra e almoçamos lá mesmo voltamos às 17:00 da tarde e nos preparamos para assistir as apresentações artísticas da noite, Vanessa da Mata (MT), BRÔ MC’s (MS), Rincon Sapiência (SP). No Domingo como era o último dia de festival planejamos sair às 09:00 da manhã para aproveitar as programações e retornaríamos ao 12:00 dia, porque havíamos pensado em fazer um almoço na casa, mas devido termos acordado tarde fizemos café da manhã e almoço um só. Saímos mais ou menos ao 12:00 dia demos uma volta pela cidade e fomos em uma sorveteria e de lá seguimos para Câmara Municipal de Bonito para assistir ao documentário “Entre Parágrafos e Terra Vermelha: A Leitura no Mato Grosso do Sul”, da nossa colega de Cênicas, que nos acompanhou nessa viagem Aline Silva Vieira, documentário produzido em parceria com sua amiga Hemilly Silva. Retornamos às 17:00 para casa para arrumarmos nossas coisas porque sairíamos às 19:00 para irmos acompanhar o restante do festival.
O grupo se dividiu novamente, as duas partes ficaram passeando pela cidade. Depois um parte do grupo no qual se encontrava a petiana Myrella foi para o Palco das Águas assistir aos shows que fecharam o festival e a outra do grupo no qual se encontrava a petiana Rayane foi prestigiar as atrações culturais da praça da Liberdade e assistir as apresentações do Sindicato das Professoras de Campo Grande-MS, as professoras de Campo Grande deram um show de talento e dança, em seguida foram em algumas lojas de artesanto e depois lanchar e retornaram ao ônibus, todos se encontraram novamente dentro do ônibus.
Gostaria de ressaltar que vimos muito respeito entre os alunos(as) que participaram da viagem, na hora do banho todos esperaram a vez independente do banheiro usado para o banho e na hora do café todos tiveram boa conduta, não houve exageros e ninguém se excedeu.
A viagem cultural foi muito proveitosa, acredito que cada um soube aproveitar do seu modo e aprendeu algo e que com certeza um dos pontos positivos da Viagem Cultural deste ano foi a escolha do local, o Festival de Inverno de Bonito-MS é uma atração muito prestigiada e valorizada.
AGRADECIMENTOS: Profª Célia Delácio (tutora do PET Letras), Profª Silvia Miho (profª da graduação de Letras), alunos(as) PET Letras (Amanda Ribeiro, Myrella Freitas, Gabriela Cabrera, Rayane P. Martins, Letícia Macário, Emanuel Esdras, Arilson Sampaio), alunos(as) do Mestrado de Letras (Gabriela Zimmer, Luis Fernando, Brenda Zanchetta), alunos(as) da Graduação de Letras (Tiago Rodolfo, Ana Julia), alunos(as) da Engenharia (Myllena Freitas, Murilo Marques) e aluna de Artes Cênicas (Aline Silva).
Comentarios