top of page

PET Letras nas escolas com Clube da leitura 2022

  • Foto do escritor: PET Letras UFGD
    PET Letras UFGD
  • 23 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

A atividade Clube de Leitura, desenvolvida pelo PET Letras, teve início em nossas reuniões, foi planejada e idealizada pelo grupo em meados do início de 2022. Logo em 12 de maio do mesmo ano, tivemos uma capacitação sobre leitura, contação de história e técnicas vocais e corporais com a Profª Msª. Markley Florentino de Carvalho.



Markley é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). É mestre em Letras, na área de Literatura e Práticas Culturais pelo Programa Pós Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (PPG - LETRAS/FALE/UFGD). Graduada em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FABCI/FESPSP). Convidamos a professora pela vasta experiência em projetos de pesquisa, extensão e organização de fontes documentais, bibliotecas escolares, práticas culturais no contexto escolar e produção científica do ensino superior, levando em consideração toda a formação, Markley nos proporcionou a experiência de uma contação mais imersiva e artística, que envolve e interage com quem ouve.

Em seguida, convidamos o professor Dr. José de Oliveira Parente. Ele é professor efetivo do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, desde 2010. É pesquisador vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, GIPE CIT (UFBA), e Membro do conselho editorial da Revista Mamulengo (publicação da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). É ator e diretor teatral e investiga principalmente os seguintes temas: teatro de animação (máscaras, bonecos, objetos), e suas múltiplas interfaces; processos de formação do artista, encenação e atuação. Antes de iniciar a oficina, o professor apresentou brevemente o conceito dos bonecos e fantoches e o quão importante é a presença da ludicidade na formação do ser humano.



Após as formações com os Professores Markley e Parente, o grupo fez sua primeira apresentação na Recepção dos Calouros de Letras da UFGD em julho de 2022. Com uma adaptação da obra O passarinho engaiolado de Rubem Alves. Oportunidade que nos rendeu ainda mais experiência para levar às escolas. Depois disso, nos dedicamos à escolha das histórias que seriam interpretadas nas instituições visitadas, sendo elas "Flicts, de Ziraldo e O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha”. Com isso resolvido, iniciamos a confecção dos fantoches, que seriam utilizados para reproduzir as histórias de forma lúdica, possibilitando às crianças se envolverem ainda com a presença dos petianos e compreensão da história.

A primeira instituição a receber a atividade foi a Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida, onde reunimos as turmas 1° e 2° Anos do Ensino Básico Neste local, as crianças participaram da contação, abriram sorrisos quando fizemos perguntas e pedimos para elas palpitarem sobre o que aconteceria com os personagens. Na segunda instituição, a Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, nos reunimos com turmas de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental I. Nesta escola, os alunos também interagiram, participaram das narrativas e auxiliaram na contação. O último Clube de Leitura ocorreu no final de 2022, como uma formação para os professores do CEIM Claudina da Silva Teixeira, um diálogo muito enriquecedor para ambas as partes.

Esta atividade foi bem desenvolvida, a formação foi rica tanto no desenvolvimento pessoal, quanto no desenvolvimento profissional dos petianos, pois todos ministrarão aulas o que possibilitará a execução dos aprendizados, levando o lúdico e o fantástico para a sala de aula, implementando-os como objetos parte da ação educativa. Para além do crescimento pessoal e profissional do grupo, a comunidade externa também foi beneficiada com essa atividade extensionista, em que os saberes produzidos e partilhados nos muros da universidade foram partilhados com o público de duas escolas públicas.





 
 
 

Comments


bottom of page