top of page

PET - Diálogo de saberes com o Prof. Dr. Matheus Hernandez

  • Foto do escritor: Nycolas Cortez Colman
    Nycolas Cortez Colman
  • 23 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 05/08/2024 o PET Letras recebeu o Prof. Dr. Matheus Hernandez, professor de Relações Internacionais e chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI), a fim de esclarecer aos acadêmicos integrantes do grupo os processos de mobilidade acadêmica e as particularidades das interações universitárias no âmbito internacional, sob o título "Internacionalização: a UFGD no mundo e o mundo na UFGD". Participante de projetos de internacionalização e com ampla bagagem, conhece o mundo agora a serviço da Universidade. 

Hernandez discorreu uma extensa e detalhada aula/palestra em que, a cada slide, foram expostas as nuances dos diversos programas, tanto acadêmicos quanto governamentais, os quais fomentam possibilitar ao cidadão comum matriculado na UFGD maior facilidade em estudar fora e se desenvolver no exterior, seja por um semestre, seja durante toda uma graduação. Com uma explicação aprofundada e atenta disposição a sanar dúvidas, o ilustre encontro abriu os olhos do grupo às muitas oportunidades ao alcance do universitário nesse quesito e esclareceu que, apesar do contexto pandêmico e da inconstância das verbas, os esforços de professores têm obtido relativo êxito em aumentar o aprendizado de idiomas e as bolsas que apoiam a vivência do aluno durante a jornada. 

Hernandez também reiterou que os professores envolvidos nas relações internacionais não devem manter o intercâmbio de ideias e interações somente entre si, mas trazer essa rica experiência à vida dos estudantes em geral, os quais terão um valioso aprendizado que lhes servirá como carta na manga em seu futuro currículo profissional.

Além do conhecimento principal objetivado pela palestra privada, o professor apontou que a UFGD também é passível de gerar o interesse das universidades estrangeiras, das quais pode receber profissionais pesquisadores e alunos em intercâmbio. Países da América Latina e da África em geral costumam ser os alvos da mobilidade acadêmica da UFGD, assim como na UFGD se recebe majoritariamente pessoas desses países e refugiados. O encontro durou por todo o horário do PET daquele dia, deixando memórias e incentivo aos estudantes.


Revisado por: Gabriela Cabrera

Opmerkingen


bottom of page