top of page

PET Cine: A Cor Púrpura

  • Foto do escritor: Hanju Cedeño Lima
    Hanju Cedeño Lima
  • 1 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 20 de maio, nas dependências da FALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), o grupo PET Letras em parceria com os grupos PET Geografia, PET Agronomia e com a presença especial do projeto de extensão Territórios de Escrevivências, realizou mais uma edição da atividade PET-Cine. Dessa vez, o filme escolhido foi A cor púrpura de 1985, dirigido por Steven Spielberg, a trama em específico foi pensada para refletirmos sobre a importância da data de 13 de maio, a qual marca a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel no ano de 1888.

Estrelado por atrizes muito bem conceituadas como Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Margaret Avery, o longa metragem retrata de forma comovente tópicos sensíveis tanto para o público, quanto para as próprias personagens negras de uma pequena cidade da Geórgia em meados de 1900. Cercadas pela violência, elas tentam lidar com o racismo estrutural, convivem com maridos abusivos, sendo vítimas de violência doméstica e estupros. Embora a escravidão já tivesse sido abolida antes do período em que se passa o filme, é nítido que a vida dos negros continua sendo difícil, logo, esse filme é uma crítica atual ao racismo sofrido por muitos cidadãos no dia a dia.

Um dos primeiros passos para a independência dessas mulheres foi a alfabetização, esse conhecimento possibilitou sua expressão e posicionamento sobre o papel que desempenham dentro de casa e na sociedade. A construção da personalidade de Celie, personagem principal, guiou a passagem do tempo no enredo, no seu processo de desenvolvimento, ela se inspira em uma grande amiga Shug Avery, na nora Sofia e, principalmente, em sua amada irmã Nettie.

Acompanhar a trajetória dessas mulheres negras em busca da independência, vibrar pelas suas pequenas conquistas e ver como elas alcançaram uma vida mais leve e feliz do que jamais haviam almejado, propôs ao público presente tópicos de discussão, os quais estimularam diálogos enriquecedores entre todos, encerrando, assim, mais uma sessão deste projeto memorável.


Comments


bottom of page