PET Cine: A Cor Púrpura
- Hanju Cedeño Lima
- 1 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
No dia 20 de maio, nas dependências da FALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), o grupo PET Letras em parceria com os grupos PET Geografia, PET Agronomia e com a presença especial do projeto de extensão Territórios de Escrevivências, realizou mais uma edição da atividade PET-Cine. Dessa vez, o filme escolhido foi A cor púrpura de 1985, dirigido por Steven Spielberg, a trama em específico foi pensada para refletirmos sobre a importância da data de 13 de maio, a qual marca a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel no ano de 1888.
Estrelado por atrizes muito bem conceituadas como Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Margaret Avery, o longa metragem retrata de forma comovente tópicos sensíveis tanto para o público, quanto para as próprias personagens negras de uma pequena cidade da Geórgia em meados de 1900. Cercadas pela violência, elas tentam lidar com o racismo estrutural, convivem com maridos abusivos, sendo vítimas de violência doméstica e estupros. Embora a escravidão já tivesse sido abolida antes do período em que se passa o filme, é nítido que a vida dos negros continua sendo difícil, logo, esse filme é uma crítica atual ao racismo sofrido por muitos cidadãos no dia a dia.
Um dos primeiros passos para a independência dessas mulheres foi a alfabetização, esse conhecimento possibilitou sua expressão e posicionamento sobre o papel que desempenham dentro de casa e na sociedade. A construção da personalidade de Celie, personagem principal, guiou a passagem do tempo no enredo, no seu processo de desenvolvimento, ela se inspira em uma grande amiga Shug Avery, na nora Sofia e, principalmente, em sua amada irmã Nettie.
Acompanhar a trajetória dessas mulheres negras em busca da independência, vibrar pelas suas pequenas conquistas e ver como elas alcançaram uma vida mais leve e feliz do que jamais haviam almejado, propôs ao público presente tópicos de discussão, os quais estimularam diálogos enriquecedores entre todos, encerrando, assim, mais uma sessão deste projeto memorável.
Comments