top of page

Oficina de Confecção e Animação de Fantoches de Sucata

  • Foto do escritor: Helder Sabino
    Helder Sabino
  • 8 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

No dia 02 de Junho de 2022, o grupo PET Letras continuou participando da Oficina de Confecção e Animação de Fantoches de Sucata, ministrada pelo professor Dr. José Oliveira Parente, no Núcleo de Artes Cênicas da UFGD. Essa oficina foi proposta para atender tanto a demanda de qualificação dos(as) petiano(as) para atuarem no “PET - Clubes de Leitura” como para contemplar a atividade “PET - Capacitações”. Essa atividade contribuiu no desenvolvimento de habilidades e competências, já que foi trabalhada a comunicação e interação, além de que permitiu estudar temas contemporâneos relevantes à nossa formação.







No início da atividade, o grupo pôde contar com a participação de dois alunos do curso de Artes Cênicas: Presley Felype Ribeiro dos Santos e Monique Abreu Dias do Amaral. A dupla compartilhou o seu trabalho de contação de histórias, realizados na Educação Infantil, no CEIM Maria do Rosário Moreira Sechi, na cidade de Dourados- MS, durante a disciplina de estágio.

Durante a conversa, os convidados apresentaram fotos e vídeos de como se deu o início do processo, desde a escolha das histórias e construção dos bonecos de fantoches até a prática realizada no CEIM. Eles puderam também partilhar dicas de materiais que poderiam ser utilizados para fabricação de bonecos, bem como esclareceram algumas perguntas que o grupo direcionou.

Tendo em vista que o PET Letras pretende colocar em prática a contação de história, durante essa formação, o professor Parente pôde contribuir com o processo dando dicas de como apresentar e contar história. Além disso, algumas técnicas de atuação também foram repassadas ao grupo.

Ao final da formação, tanto os petianos envolvidos bem como a tutora fizeram um exercício de memorização. O objetivo era, a partir dele, criar uma história. Assim, com o uso de uma bola, o professor iniciou a história e, na medida em que o objeto foi circulando de um indivíduo para o outro, cada um ia contribuindo com frases para constituir essa história. A atividade foi muito significativa, já que puderam ser trabalhadas as técnicas de oralidade, expressão e manipulação de fantoches.

Como resultados dessa oficina, foi possível perceber que o teatro de fantoches, além de desenvolver a capacidade de imaginação e de expressar os pensamentos, pode ser utilizado como metodologia para contar histórias e como estratégia de ensino-aprendizagem na prática docente. Enfim, o teatro de fantoches é uma forma de expressão artística para todas as idades, sem restrições, e tem potencial para auxiliar na educação em todas as áreas do conhecimento.



 
 
 

Comments


bottom of page