Glesyane Lopes Reis do Nascimento
- PET Letras UFGD
- 18 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Acadêmica do curso de Letras Licenciatura, na modalidade Português/Literatura, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, de agosto de 2018 à agosto de 2019, sendo orientada pela professora Dra. Alexandra Santos Pinheiro, em que realizava pesquisas no âmbito da escrita feminina, com enfoque nos escritos da autora e jornalista Tânia Jamardo Faillace. Atualmente realiza, voluntariamente, pesquisas voltadas para escrita feminina com foco na Literatura Lésbica, ainda orientada pela professora Dra. Alexandra Santos Pinheiro.
Quanto a pesquisa voltada para a autora Tânia Jamardo Faillace, o intuito foi analisar a resistência feminina, que é uma característica marcante das personagens que compõe as obras de Faillace. Investigamos a composição da personagem Inês, protagonista do conto O 35º Ano de Inês, considerando o contexto histórico no qual tanto a personagem quanto a autora estavam inseridas. Com a ascensão da ditadura militar e diante de uma sociedade marcada por um discurso predominantemente masculino, a análise pretende demonstrar como Inês resiste mesmo em meio a um ambiente repressor, além de observar como Faillace retrata tais assuntos como pano de fundo em suas escritas, principalmente as influências do patriarcado presente durante todo o enredo do conto. Ambas, autora e personagem, subvertem o sistema do qual pertencem, rompendo com a barreira do que era até então fortemente negado às mulheres, o direito de ser e estar no mundo enquanto indivíduo de uma sociedade civil.
A pesquisa foi apresentada no IV Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC), tendo o resumo publicado no Caderno de Resumos/ANAIS – e-ISSN: 2594-4681. Disponível em: [https://interartesufgd.files.wordpress.com/2019/09/anais-oficial-selac-2019.pdf]. Acessado em: 17 fev. 2020.
O trabalho desenvolvido também originou um artigo intitulado “Ditadura e patriarcado: um olhar para a personagem Inês, de Tânia Jamardo Faillace”, publicado na Revista Travessias. Disponível em: [http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22371/15084]. Acessado em: 17 fev. 2020.
Atualmente, na pesquisa voltada para a Literatura Lésbica, a acadêmica busca, primeiramente, mapear os escritos publicados depois das produções da escritora Cassandra Rios, que é um dos grandes marcos da Literatura Lésbica no Brasil. O desenvolvimento do trabalho ainda está no começo, e não possui um tema final.
Comentarios