PET-Capacitações com Francielly Maciel
- Carlos Eduardo da Silva Messia
- 30 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2024
Nos dias quatro e sete de março de 2024, o grupo PET Letras recebeu da petiana Francielly uma oficina sobre desenhos, a intenção foi estabelecer relações entre os traços constituintes de um desenho e a mensagem que transmitem. Inicialmente, a ministrante da capacitação artística solicitou aos petianos que fizessem desenhos de temas livres para ver o nível de habilidade dos colegas e, depois, em uma ação auto avaliativa compararmos com o desenho que cada um produziria ao final do curso. Francielly nos mostrou a forma correta de manusear e escolher o lápis para produzir determinados efeitos sobre o papel e transmitir diferentes sensações.
Posteriormente, ainda no primeiro encontro, a petiana trouxe a proposta de nos ensinar sobre a composição facial em um desenho, como os olhos, nariz e boca. Assim, usando a lousa, Francielly começou a explicar enquanto desenhava na lousa, nesse momento, o grupo tentava recriar as linhas em suas respectivas folhas. Em seguida, foram abordadas noções de luz e sombra, e após um breve treinamento com os participantes presentes, produzimos o desenho de um rosto a partir das dicas fornecidas na aula. Essa atividade serviu para compararmos nosso avanço e acompanharmos nosso desenvolvimento no conhecimento sobre as noções artísticas ensinadas.
Mesmo sendo uma capacitação de apenas dois encontros, foram dois dias de grande aprendizado, alegrias, memórias e de integração entre os petianos, pois, por meio das aulas ministradas por Francielly, um pode ajudar ao outro , e isso tornou-se uma atividade que uniu todo o grupo com ensinamentos muito proveitosos, os quais ampliaram ainda mais os conhecimentos artísticos do PET Letras.
Revisado por Gabriela Cabrera
Comments